Variedades

Complexo Cultural Samambaia recebe a Caravana Junina

Sábado, das 17h às 20h, acontecerá o encerramento da “Caravana Junina” em Samambaia. No primeiro momento, o evento contará com apresentações de nomes do movimento junino do DF. Em seguida,...

Sábado, das 17h às 20h, acontecerá o encerramento da “Caravana Junina” em Samambaia. No primeiro momento, o evento contará com apresentações de nomes do movimento junino do DF. Em seguida, será exibido também um filme que mostrará o que foi feito durante a caravana, com imagens dos bastidores, trechos de aulas e palestras. Ao final da exibição, os professores participantes vão falar sobre o projeto, que terá seu encerramento com a entrega oficial de certificados e um “quadrilhão” com todos.O projeto circulou por quatro cidades do DF e RIDE mostrando o passo a passo para a criação e manutenção de uma agrupação junina.

Idealizado pelo artista popular e produtor cultural Gutemberg Lopes, atual coordenador da Quadrilha Eita Bagaceira, de Ceilândia, o projeto nasceu com a missão de Estimular, Ensinar e Contextualizar a nova geração de dançarinos de quadrilhas juninas por meio das Oficilestras (Oficinas e Palestras). A proposta visa conquistar dançarinos de todas as quadrilhas juninas do Distrito Federal e RIDE e entusiastas do gênero.

“A Caravana é importante para levar o conhecimento sobre o universo junino para dançarinos e simpatizantes do movimento. O que percebi é que realmente é importante ter a preparação física, o conhecimento teórico e noções básicas e intermediárias de criações coreográficas. É uma necessidade que existe de aperfeiçoamento. Essa troca de conhecimentos foi muito importante, tanto para quem recebe a oficina e para quem a ministra. Foi possível perceber a parte política e sociocultural do movimento junino. Sem ela, não seria possível a mobilização popular. Estamos felizes com o resultado final.”, comenta Gutemberg Lopes.

Para a equipe de produção, realizar a Caravana Junina é devolver ao DF e cidades próximas toda a receptividade oferecida às muitas gerações de dançarinos de quadrilha junina que passaram, que passam e que passarão pelos arraiais que animam o público e artistas.

A Confraternização Artística que marcará o fim do projeto, contando com os participantes das quatro cidades atendidas: Ceilândia, Samambaia, Planaltina de Goiás e Paranoá. Todos os participantes receberão certificação de conclusão de curso e a ação só foi possível por meio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Confraternização Artística do projeto “Oficilestras – Uma Caravana Junina”

Complexo Cultural Samambaia – Centro Urbano da QS 301 – Das 17h às 20h – Entrada Franca

Mais Notícias
Variedades

Tailândia Podcast é um novo espaço para que artistas independentes do DF tenham local para gravações

Variedades

Final de semana com diversas atrações em Ceilândia

Variedades

Confira do Documentário da Expedição Brinquedo de Ler

Variedades

Em Maio, Ceilândia recebe o 3º Festival Operárias das Artes