A Associação Imaginário Cultural baseia-se nas diretrizes do Complexo Cultural e do Conselho de Cultura da cidade para gerir e montar uma programação diversificada ao público de Samambaia, oferecendo aos moradores atrações de qualidade e em constante diálogo entre a arte e a sociedade. Durante um ano, serão executadas atividades que estimulam a formação permanente e continuada de artistas e do público, estimulando a promoção e a difusão cultural,a troca de informações e transmissão de saberes, além de intercâmbios e residências artísticas. Tornando-se referência em atividades culturais, sócio educacionais e do lazer em Samambaia, através de curadoria, gestão e coordenação técnica de atividades e programação adequada com as diretrizes do Complexo Cultural Samambaia, estima-se atender cerca de 9.600 (nove mil e seiscentas) pessoas no primeiro ano de atividades. O Complexo Cultural Samambaia, composto por nove espaços, possibilita o desenvolvimento simultâneo de diversas atividades, facilitando a transversalidade de linguagens e proporcionando uma riqueza de acesso ao público para todos os gostos das artes.
Sobre a cidade e o Complexo
Criada em outubro de 1989 para “assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal”, Samambaia encontra-se hoje em constante ascensão social e econômica, sendo a quarta Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, predominantemente compostas por jovens. Verifica-se na cidade uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural. As manifestações estão ligadas a teatro, cinema, cultura popular, religião, cultura de massa, cultura urbana, educação e luta pela inclusão social. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização. Obras artísticas da cidade são reconhecidas no DF, no Brasil e em diferentes países.
A primeira vez que se falou de implantar um equipamento público cultural em Samambaia foi em 2007, uma vez que a cidade não dispunha de qualquer espaço público fixo de fruição cultural. A partir daí, iniciou-se uma batalha encampada pelo movimento cultural, diverso e efervescente, pelo conselho de cultura local, simpatizantes e apoiadores da arte na e da cidade. Para obter êxito nessa empreitada não bastava uma ideia vaga na cabeça de poucos interessados. Era preciso aprofundá-la de forma estratégica, buscando o apoio da sociedade e o investimento do governo. O movimento artístico local cresceu, tomou corpo, passou a ter cada vez mais adesões e participação em saraus, acampamentos e diversas ações em que se clamava pelo olhar, sensibilização e compromisso do poder público com a causa o que, por fim, se realiza hoje, com a inauguração do tão sonhado e batalhado Complexo Cultural Samambaia, capaz de abrigar a diversidade do fazer artístico da região e tornar os bens culturais acessíveis à população.
Para acompanhar tudo isso de perto, basta acessar as redes sociais do Imaginário Cultural e o site do Complexo Cultural Samambaia:
https://www.facebook.com/pg/ImaginarioCult
https://www.complexoculturalsamambaia.com
Confira agora a agenda de junho:

PROJETO DE RESIDÊNCIA

O projeto de residência será realizado pelo grupo Criaturas Alaranjadas com coordenação do diretor Sérgio Maggio. A residência consiste em uma pesquisa que será realizada de junho a dezembro de 2019 e terá como resultado a montagem de um espetáculo musical com atuação dos atores participantes das oficinas, atores e músicos convidados. 

PROJETO VAMOS AO TEATRO? (ESCOLAS)

Projeto que consiste convidar escolas para prestigiarem um espetáculo a ser apresentado no Cine Teatro Verônica Moreno.

Espetáculo QUERO SER IGUAL A ELES – Grupo Celeiro das Antas

Dia: 11/06/2019

Horário: 15h

Escola convidada: CEF 404 – aberto também ao público espontâneo

PROJETO CINECLUBE

O projeto consiste em exibição de filmes no Cine Teatro Verônica Moreno

Data: 12/06/2019

Horário: 19h às 22h

Os filmes serão definidos e divulgados nas redes do Imaginário

PROJETO SARAU DA DONA VERÔNICA

Projeto consiste na realização de um sarau com quatro horas de duração com 04 atrações no Galpão Garagem

Atrações:

Poesia com Jirlene Pascoal e Daniel Pedro

Voz e violão com Beatriz Águida

Show com Cantigas Boleráveis

Data: 14/06/219

Entrada Gratuita

PROJETO SOM DE GARAGEM

Consiste em convidar músicos e bandas para realizarem ensaio ao vivo no Galpão Garagem com entrada gratuita para a comunidade em geral

Data: 15/06/2019

PROJETO BATALHA DE RIMA

Consiste em convidar grupos para realizarem batalhas de rima no Galpão Garagem

Entrada Gratuita

PROJETO FESTIVAL DE ESQUETES

Resultado dos participantes da oficina de Teatro do Complexo Cultural Samambaia

Data: 23/06/2019

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Vêronica Moreno

Entrada Gratuita

PROJETO CONEXÃO CRIATIVA

Demanda Espontânea

Projeto que consiste na realização de encontro de empreendedores

Data: 28/06/2019

Horário: 18h às 22h

Entrada: 20 inteira e 10 meia entrada

CURSOS

CURSO RISO – Divulgação nas redes

Balé Clássico – Divulgação nas redes

Hip- Hop – Divulgação nas redes

Oficina de Vídeo “A cidade em movimento” – Divulgação nas redes

COMPLEXO CULTURAL SAMAMBAIA

Endereço: Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01 – Samambaia Sul

Contato de Produção: 61 98279-0507

Juliana Dracz
Jornalista

    Veja a programação da segunda edição do “Brasília Cidade Design”

    Previous article

    Shizen traz a gastronomia junina para os adeptos da alimentação fitness

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Causas