O Complexo Cultural do Choro de Brasília, um projeto gratuito apoiado pelo Ministério da Cultura, Shell e Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM), apresenta uma programação diversificada no Espaço Cultural do Choro, ideal para toda a família. Para aqueles que escolheram passar o feriado de 7 de setembro na capital, há uma oferta garantida de qualidade musical de choro, performances circenses com palhaços e malabaristas, e o melhor da música latina.
“A Shell reconhece a importância de fomentar a cultura como um meio para o desenvolvimento e a cidadania. O Complexo Cultural do Choro reflete esses valores ao oferecer atividades que abrangem várias áreas culturais e públicos diversos, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento da cidadania”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Para dar início à programação, os alunos e professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello iniciam o Complexo Cultural com a já tradicional roda de choro no sábado, às 10h, seguida de uma saborosa feijoada na Casa.
No domingo, às 16h, o piquenique Chorão oferecerá entretenimento circense para as crianças, com a Varietê Circo Pirata, que traz uma tripulação de palhaços, malabaristas, pernas-de-pau e bolhas de sabão gigantes. Para tornar o domingo ainda mais divertido, a ilustre palhaça Marmota Pirata foi convidada especialmente para o Piquenique Chorão.
Logo após, os pais são convidados a desfrutar de uma roda de choro com seis instrumentistas da cidade. Participando pela primeira vez no projeto, o cavaquinista e compositor Léo Benon, o gaitista Pablo Fagundes, a percussionista Larissa Umaytá, o flautista Sérgio Morais, Tonho do Pandeiro e Augusto Contreiras com seu violão 7 cordas enriquecerão o sexteto com o melhor do choro.
O domingo no Clube encerrará a programação com ritmo latino, cortesia da Melomania, que convida o Ondas Tropicais para uma festa de música latina. A Melomania é uma reunião de DJs e pesquisadores da música latina. A noite começa com uma aula de dança ministrada pela professora Ana Diniz, seguida por uma experiência musical que abrange uma variedade de pérolas latinas apresentadas pelos DJs Tumba’o e Pablo Peligro (do grupo Corazón Salsero) e Son Andrade e Fernando Rosa (do projeto Ondas Tropicais). Serão duas horas de festa gratuita que combinam cultura musical e dança com toques de latinidade.
Confira a programação de julho:
09 de setembro, sábado
- 10h: Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
- 12h: Feijoada Musical
10 de setembro, domingo
- 16h: Piquenique Chorão com Varietê Circo Pirata
- 17h: Roda de Choro com Laissa Umaytá, Pablo Fagundes, Sergio Morais, Léo Benon, Tonho do Pandeiro e Augusto Contreiras.
- 19h30: Domingo no Clube com o Melomania e Ondas Tropicais
Serviço
Complexo Cultural do Choro de Brasília Dias: 9 e 10 de setembro (sábados e domingos) Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental. Telefone: (61) 3226-3969 Acesso livre e gratuito para todas as programações do domingo e Roda de Choro Classificação indicativa: livre para todos os públicos.