Gastronomia

Chefs de Brasília e do Ceará se unem para criar pratos para festival

Ronny Peterson e Diego Freire

O restaurante Aroma, da 407 Sul, se uniu ao Mayú, do Ceará, para criações exclusivas para o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. O evento ocorre anualmente e promove a união entre restaurantes de vários estados para a elaboração de um menu inédito que é servido durante um final de semana em ambas as casas.

Pelas mãos dos chefs Ronny Peterson e Diego Freire, o menu exclusivo em três etapas: entrada, principal e sobremesa, segue o conceito “da origem ao prato”, onde foram escolhidos ingredientes típicos de cada estado para compor as criações que serão servidas exclusivamente no sábado (23). O menu custa R$ 186 por pessoa.

De entrada, tem um crudo de vieiras com melancia marinada em água de pepino, aspargos de icapuí, creme cítrico do mar, peta cearense e pipoca de feijão verde. Já o prato principal é um furikake de camarão com purê cítrico de abóbora, telha de abóbora, picles de abóbora, abóbora tostada, ciboulette e creme de alho assado. Para a sobremesa, os chefs apresentam um brûlée de cajuína: tartare de caju, ganache de caramelo salgado, ar de cajuína, crumble de castanha com queijadinha e tuile.

“A proposta do festival esse ano foi dar foco para os produtos regionais, então nós decidimos apostar em alguns ingredientes da terra do Diego para poder apresentar pratos diferentes aos brasilienses. Entre eles, o chef vai trazer do Ceará os aspargos de icapuí, a peta cearense, a cajuína e a chegadinha”, explica o chef Ronny Peterson.

Related posts
Gastronomia

Fortunata prorroga sua participação na Brasília Restaurant Week

Gastronomia

Em Brasília, Fazenda Churrascada oferece experiência gastronômica completa

Gastronomia

Mezanino oferece menu executivo com destaque à brasilidade

GastronomiaMúsica

Fora do Eixo anuncia programação especial com shows e promoções em drinques