Gratuito

CCBB apresenta a exposição “Vaivém”

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe, de 3 de setembro a 10 de novembro, a exposição Vaivém, que retrata a trajetória das redes de dormir nas artes e na cultura visual no Brasil. Com curadoria de Raphael Fonseca, crítico, historiador da arte e curador do MAC-Niterói, a mostra reúne mais de 300 obras, com recorte entre os séculos 16 ao 21, e a participação de 141 artistas – entre eles, 32 indígenas.

Na seleção, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, documentos, intervenções e performances, além de objetos de cultura visual, como HQs e selos,  Vaivém está estruturada em seis núcleos temáticos e transhistóricos que serão exibidos nas Galerias 1 e 2 e Pavilhão de Vidro do CCBB.

Na abertura da mostra, no dia 3 de setembro, às 19 horas , o público terá a oportunidade de conhecer o processo de montagem e seleção das obras com o curador Raphael Fonseca. Ele ministra a palestra Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir: de pesquisa acadêmica para uma exposição transhistórica, no hall do Museu (1º andar).

A mostra nasce de uma pesquisa de doutorado do curador, que decidiu transformar o trabalho acadêmico em exposição de arte e compartilhar com o público parte das obras que encontrou ao longo dos quatro anos de pesquisa. “Longe de reforçar os estereótipos da tropicalidade, esta exposição investiga as origens das redes e suas representações iconográfica. Ao revisitar o passado conseguimos compreender como um fazer ancestral criado pelos povos ameríndios foi apropriado pelos europeus e, mais de cinco séculos após a invasão das Américas, ocupa um lugar de destaque no panteão que constitui a noção de uma identidade brasileira”, explica Fonseca.

Serviço:

Vaivém

Local: Galerias 1 e 2 e Pavilhão de Vidro / Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
De 3 de setembro a 10 de novembro

Visitação: De terça a domingo, das 9h às 21h

Palestra com o Curador

Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir: de pesquisa acadêmica para uma exposição transhistórica”, com Raphael Fonseca

Terça, 3 de setembro, às 19 horas, no hall do Museu (1º andar)

Ingresso: entrada gratuita mediante voucher a ser retirado na bilheteria do CCBB

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.