Shows e eventos musicais

Cazuza in Concert: show gratuito terá banda cover pela 1ª vez com orquestra sinfônica em Brasília

Um dos artistas mais celebrados da música brasileira, Cazuza continua vivo em essência por meio de seu legado. Neste mês, o evento Verão Monumental Sinfônico apresenta o tradicional show Cazuza in Concert em um formato inédito. O projeto existe desde 2008 e homenageia o repertório do cantor carioca com shows completos inspirados nele. Agora, pela primeira vez, a banda cover será acompanhada por uma orquestra sinfônica, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Música e Artes de Brasília, conduzida pelo maestro Felipe Ayala. A apresentação será gratuita e terá como endereço a Concha Acústica de Brasília, em 28 de janeiro, a partir das 20h.
 

Conhecido pela semelhança com a voz de Cazuza, Renato Azambuja é o vocalista à frente do Cazuza in Concert. Além do timbre semelhante, os shows do projeto chamam atenção pelas referências ao cantor na cenografia, no figurino e na linguagem corporal. “O projeto tem quinze anos e tivemos oportunidades de fazer apresentações muito bacanas em grandes festivais e eventos em vários estados, mas o Cazuza Sinfônico vai ser uma novidade muito interessante, uma mistura inédita. Nenhum outro projeto realizou essa junção do trabalho do Cazuza com uma orquestra sinfônica”, compartilha o músico.
 

Ao longo do evento, o show vai intercalar canções com instrumental da banda e com a orquestra. O repertório deve incluir até 20 faixas, com duração total de 1h30 a 2h. “Sob o ponto de vista musical, a sonoridade orquestral traz cores sonoras que, em uma formação simples de uma banda, não tem. Quando você junta a música com os instrumentos de cordas, por exemplo, eles dão uma espécie de cama harmônica que a gente não está acostumado no rock. Os de sopro de madeira trazem um brilho e floreios que vão surpreender. Por fim, os metais, que têm tudo a ver com o rock, trazem a pressão e a energia. A junção desses três naipes, somando com a banda do Cazuza in Concert, vai trazer cores sonoras que só vão enriquecer o espetáculo”, detalha o maestro Felipe Ayala, que criou os arranjos orquestrais da apresentação.

Gratuitos, os ingressos para o evento estão disponíveis pelo aplicativo ou site do Sympla, com entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A realização é da Associação Amigos do Futuro com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). “Faremos uma apresentação para lá de emocionante para celebrar o legado artístico de um dos maiores artistas que a música brasileira já viu, de forma gratuita, em um espaço privilegiado da nossa capital, à beira do Lago Paranoá”, comenta Fernando Borges, presidente da associação.

Renato Azambuja adianta que a banda fez algumas mudanças de arranjo para criar uma verdadeira catarse musical em conjunto com a orquestra, composta por 30 músicos, entre professores, alunos avançados e músicos convidados. Além disso, promete surpresas que o público só descobrirá no show. “Para 2023, nosso projeto é continuar nessa missão prazerosa de tocar Cazuza e manter a obra dele viva. Levar adiante toda a carreira artística deixada pelo músico, continuar propagando a mensagem, a música e a irreverência”, celebra o vocalista. Além de Brasília, onde começou, o projeto Cazuza in Concert já passou por mais quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Serviço:

Verão Monumental Sinfônico apresenta Cazuza in Concert

Quando: sábado, 28 de janeiro, às 20h

Onde: Concha Acústica de Brasília, SCE Trecho Enseada 01, projeto Orla – polo 03, lote 20

Entrada: gratuita, com doação de 1 kg de alimento não perecível e retirada do ingresso pelo Sympla (Link)

Classificação indicativa: 14 anos

Related posts
Shows e eventos musicais

Carnaval em Brasília terá Léo Santana, Timbalada, Kamisa 10 e Wilian & Marlon

Shows e eventos musicais

Bloco do Silva vai agitar o pré-carnaval de Brasília

Shows e eventos musicais

Sucesso na música, Dubdogz faz show em Brasília nesta sexta-feira (23)

Shows e eventos musicais

Réveillon em Brasília terá shows de Kamisa 10 e Israel Novaes