O Sabadão do Forró está de volta com força total! Neste sábado, 24 de fevereiro de 2024, os trios mais forrozeiros do Distrito Federal vão embalar a noite do Palácio da Poesia. Nesta edição, o público poderá apreciar o melhor da cultura nordestina raiz, com grandes nomes do Forró Pé de Serra. O encontro, realizado pela Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró-DF), com o apoio do Ministério da Cultura, acontecerá na Casa do Cantador, Ceilândia, a partir das 20h, e tem entrada franca. A noite será animada pelos shows de: Trio Siridó, Galega Maluca & Trio Malucos por Forró, Forró Bjú e Arte do Nordeste.
Com público fiel, o Sabadão do Forró continua a envolver a comunidade em uma experiência imersiva no tradicional patrimônio cultural brasileiro, o forró. Mais de 50 trios de forró Pé de Serra raiz fazem parte dessa celebração, enaltecendo as vertentes clássicas do ritmo popular brasileiro e valorizando os artistas que mantêm viva a cultura regional no DF.
A Casa do Cantador, um dos equipamentos culturais mais icônicos do Distrito Federal, será o cenário de emocionantes apresentações ao longo do festival. Durante todos os meses do ano, dois sábados de cada mês, o Palácio da Poesia será tomado por acordes de forró, apresentando uma programação variada e emocionante que promete agradar a todos os amantes do gênero.
Marques Célio, presidente da Asforró-DF, expressa suas expectativas para o evento, destacando a importância de manter viva a identidade alegre da cultura nordestina: “Consideramos o ‘Sabadão do Forró’ um momento de celebração. Estamos preservando nossa identidade e resgatando as raízes culturais que nos definem.”
Trio Siridó – 50 anos de Forró
A noite é encerrada pelo trio que celebra meio século de forró, o Trio Siridó
Fundado em 1962 por José Torres da Silva, cantor e exímio tocador de triângulo conhecido como Torres do Rojão, o grupo Siridó passou por diversas formações ao longo dos anos. Ao longo dos anos, o trio percorreu todo o Distrito Federal, marcando presença especialmente durante as festividades juninas, mas também levando sua música para diversas regiões do país e até mesmo para o exterior. Na atual configuração, conta com a companhia do jovem sanfoneiro Nivaldo e do habilidoso zabumbeiro Toim. A trajetória do Siridó, que abrange cinco décadas de dedicação à música, está eternizada em 16 discos, entre eles oito LPs e oito CDs.
“Desde o início, nosso objetivo sempre foi sustentar e fortalecer o movimento dos forrozeiros, não apenas em Ceilândia, mas em todo o DF”, destaca Torres. E acrescenta: “Vale ressaltar que o forró, como um dos ritmos mais representativos do Nordeste, ostenta o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil.”
Atrações Confirmadas:
Galega & Trio Malucos por Forró
Trio Arte do Nordeste
Trio Forró Bjú
Trio Siridó
Serviço:
Sabadão do Forró na Casa do Cantador
Data: 24/02/2024 – 20h
Local: Casa do Cantador, Ceilândia
Entrada franca
Classificação livre
Fotos: Samuel Andrade
O Teatro Goldoni fechou as portas em 2021. O prédio em que estava situado foi…
A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa…
O namoro foi assumido oficialmente em junho de 2023
Com cardápios especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, o restaurante aposta na…
Os foliões irão curtir a festa até 03 da manhã no Expocenter, no Parque da…
O projeto “Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar - 2ª edição”…