Carnaval no Curta!On: três documentários musicais para animar a folia em casa

Mais notícias:

Juliana Dracz
Jornalista, fundadora e editora-chefe do A Brasília. Ama cachorros.

Sem dúvida, “este ano não vai ser igual àquele que passou”. A indicação das autoridades sanitárias é não brincar carnaval nas ruas, mas nada nos impede de aproveitar os dias dedicados à folia com boa música em casa.

Por isso, o Curta!On — novo clube de documentários do NOW, da NET/Claro — indica três filmes de seu acervo, composto por mais de 450 títulos, que trazem música animada e um pouco da história de vida de três artistas que agitam multidões: Gilberto Gil, Alceu Valença e Clara Nunes.

Confira os documentários no Curta!On:

Kaya N’Gan Daya – Show ao vivo do disco “Kaya N’Gan Daya”, do cantor e compositor Gilberto Gil, filmado na cidade de São Paulo, em dezembro de 2001. O álbum foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial registrou o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae.

Alceu – Na Embolada do Tempo – O filme, dirigido por Paola Vieira (de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”), viaja pelos 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença: da infância na cidade de São Bento do Una, no agreste pernambucano, passando pelo início da carreira como músico profissional e pelas influências da cultura popular, até culminar  em seu estrelato, com shows em diversas partes do mundo e aparições na televisão.

Clara Estrela – Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pela pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário “Clara Estrela”, de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, resgata a carreira da artista, com narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV.

Curta-nos:

Cinema: