Carlinhos Brown faz show em Brasília com entrada franca na quinta-feira (29)

Carlinhos Brown (Foto: Imas Pereira)

Como salienta o convidado, “as grandes canções feitas para o Carnaval, são também para o depois, uma vez que, em nossa cultura, o Carnaval gira em nosso pensamento, mesmo em cinzas”. Em SIM.ZÁS, Brown traz releituras de parcerias com grandes nomes da MPB: “Tema de Amor”, com Marisa Monte; “Ponto de Atravessar”, composta com Michael Sullivan; “Rua É”, em parceria com Pierre Onassis; “Paixão de Rua”, com Junior Meirelles; “Deus é Percussão”, autoral; e “Amantes Cinzas”, com Arnaldo Antunes.

O compilado, lançado em 18 de fevereiro (ouça: https://ada.lnk.to/simzas/), abre o ano de comemorações das seis décadas de vida do compositor. Efeméride que coincide com os 60 anos de atuação do Sindicato dos Bancários e Bancárias de Brasília, entidade que promove o evento.

Ao silenciar algumas percussões das canções, Carlinhos busca, neste lançamento, a simplicidade e o poder da melodia e da rítmica para dizer que poesia carnavalesca se dá no entrelaçar das notas instrumentais, em especial, da percussão, e da letra. “E tudo é mágico. A poesia brota das rítmicas ancestrais percussivas, aliadas às mensagens que se comuniquem com aquele momento”, e projeta nessas releituras que “mesmo com todas as dificuldades, alguma coisa em nossa alma se fará festa”, completa o primeiro músico brasileiro Embaixador Ibero-Americano para a Cultura.

O evento acontece dia 29 de abril, no Setor Bancário Sul, com entrada franca e a partir das 20h, e é mais uma edição do tradicional Sexta Básica. Realizado pelo Sindicato há anos, o projeto tem por objetivo levar arte, cultura e entretenimento ao centro da Capital Federal, em local de fácil acesso para toda população do DF e no Setor representativo para os profissionais bancários e bancárias de Brasília.

A noite conta com a abertura da brasiliense Maskavo. Banda que com seus elementos marcantes, riffs de guitarra certeiros, batidas pulsantes e arranjos bem colocados, soma ao evento bom humor e alto astral. No repertório do show, o grupo apresenta os lançamentos recentes “Maria Ou Joana”, “O Mar Pro Sonhador” e “Lá no Céu”, além de músicas já conhecidas dos fãs.

Ao longo das seis décadas de existência, o Sindicato tem atuado para além da defesa e ampliação dos direitos dos bancários e bancárias de Brasília, ao participar ativamente na vida social e cultural do DF. Seja em seu Teatro, que passa por uma grande reforma, em espaços públicos ou nas redes sociais, a instituição potencializa a cultura local e se posiciona em prol de uma sociedade mais justa, equânime e democrática. Entre essas iniciativas, está no Sexta Básica, por onde já passaram nomes como Celso Blues Boy, Filhos de Dona Maria, Ângela Ro Ro, Paulinho Pedra Azul, dentre outros.

Carlinhos Brown Maskavo

Projeto Sexta Básica

Local: Setor Bancário Sul
Dia e horário: sexta-feira, 29 de abril, a partir das 20h

Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Informações: bancariosdf.com.br