Kids

Caixa Cultural sedia workshops, espetáculos e mais para crianças e bebês

O projeto Pintando o 7 desembarca na CAIXA Cultural Brasília, de 8 a 12 de outubro, um presente para a família inteira na Semana da Criança. As apresentações e workshops acontecem na CAIXA Cultural Brasília, no Setor Bancário Sul.

Nos dias 8 e 9, a Muovere Cia. de Dança Contemporânea apresenta os espetáculos Tóin 2 (8) e Tóin (9). Nos dias 11 e 12, a atração é Girassóis da Cia Druw, de São Paulo. Os espetáculos acontecem sempre às 16h, no Teatro da CAIXA. Especialmente no dia 12, Dia das Crianças, o projeto se encerra em duas apresentações para toda a família, às 11h e às 16h.

Tóin é um precursor em linguagem teatral em formato destinado à primeira infância, com foco em bebês de 0 a 03 anos, utilizando a linguagem da dança como fio condutor. O espetáculo é inspirado em autores da literatura infantil, como Gláucia de Souza e Eva Furnari, Monteiro Lobato e Mário Quintana e em vídeos da Menina Flor, Sapo Xulé, Bebê Jeans e Topo Gigio, com uma pitada de memórias de infância dos bailarinos e diretores, incluindo relatos, fotos e expressões. É composto de duas atividades em sequência: espetáculo e “oficininha”.

 Já o Tóin 2, criado pela Muovere Cia. De Dança Contemporânea após cinco anos de sucesso do espetáculo Tóin, adapta a linguagem para a segunda infância. O espetáculo de dança apresenta a aventura vivida por Juju do Bigode Azul, que adivinha pensamentos, R20, com a força da dança, e Romieta, a dança da paixão desenfreada. Seus amigos imaginários são avatares que só aparecem na Bola Encantada para brincar de dança, cada qual a sua maneira. A pesquisa para a criação do espetáculo partiu do estímulo do livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, revelando os ícones que povoam o imaginário infantil.

Sob a direção de Mirian Druwe, a Cia. Druw apresenta o espetáculo Girassóis, com inspiração na vida e obra do pintor holandês Vincent Van Gogh. A peça segue o fluxo do “plantar” e “colher”, explorando o movimento dos corpos para exprimir emoções, assim como as cores vibrantes e pinceladas fortes do artista. Sete quadros inspiram e norteiam o roteiro leve, lúdico e poético, entre eles os famosos “Girassóis”, “Camponeses”, “O Quarto” e “Comedor de Batatas”. A companhia, criada em 1996, desenvolve um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria com o teatro e a dança.

Workshops e atividade formativa

Durante o Pintando o 7, o público tem a oportunidade de participar de workshops e atividade formativa gratuitos com inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

No dia 9, a atividade Tóin Educadança, voltado para educadores, promove oficina com objetivo de instrumentalizar os participantes envolvendo jogos, brincadeiras e práticas corporais com foco na linguagem da dança. A oficina é ministrada por Jussara Miranda e Nilton Júnior e dispõe de 20 vagas.

A Cia Druw realiza a atividade Lúdico na dança – corpo, cores e formas voltado para o público infantil, na quinta-feira, dia 10, em dois horários. O workshop será coordenado pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, com o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica e criativa através do movimento integrado aos elementos da composição visual na formação de uma obra de arte em movimento. Na atividade, os participantes serão estimulados a criar movimentos expressivos com nuances, cores, formas e ritmos. A atividade é voltada para crianças de 4 anos, acompanhas dos pais.

Programação:

8 de outubro

16h – Espetáculo “Tóin 2” – crianças de 3 a 7 anos

9 de outubro

10h – Atividade formativa Tóin Educadança – educadores do ensino infantil

16h – Espetáculo “Tóin” – dança para bebês de 0 a 3 anos

10 de outubro

10h – Workshop Lúdico na Dança – crianças a partir de 4 anos

16h – Workshop Lúdico na Dança – crianças a partir de 4 anos

11 de outubro

16h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos 

12 de outubro

11h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos 

16h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos

Serviço:

Pintando o 7

Data: 8 a 12 de outubro

Horário: verifique programação

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF)

Ingressos: R$ 16 (inteira), R$ 8 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos). 

Horário da bilheteria: terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h e sábado, das 9h às 21h

Classificação: livre

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

Related posts
Kids

Aloha Festas estreia no Natal FUNNtástico com sua brinquedoteca Faz de Conta

Kids

Peça "Os Pequenos Mundos" terá sessões gratuitas

KidsTeatro

Espetáculo "Os Pequenos Mundos" continua em cartaz no CCBB

Kids

Boulevard Shopping Brasília lança concurso para crianças que sonham em ser influencers

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.