Gratuito

Caixa Cultural promove curso gratuito de Introdução à História da Arte Africana

CAIXA Cultural Brasília promove, entre os dias 18 e 20 de novembro, o curso Arte Africana: Uma Introdução. As aulas serão ministradas por Renato Araújo da Silva, filósofo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e curador de inúmeras exposições pelo país. As inscrições são gratuitas.

No curso, Renato cria uma aproximação do público com o tema, dentro das perspectivas mais contemporâneas. Trata-se de investigar as condições sociais, econômicas e culturais que se engendraram historicamente e permitiram a criação de estéticas específicas entre as diversas etnias e culturas africanas.

O professor vai além da abordagem tradicional de uma arte africana intimamente ligada às religiões (ainda que mantenham, sim, suas ligações). Arte Africana: Uma Introdução é uma investigação sobre linguagens; estéticas; formas de ver e interpretar o mundo; e construção de elementos simbólicos.

Novos olhares

Apesar da proximidade e das indissociáveis relações entre o Brasil e a África, a arte e as estéticas africanas ainda são grandes desconhecidas para a maioria dos brasileiros, mesmo para pesquisadores, acadêmicos e estudantes de áreas relacionadas ao tema.

Há pouco mais de 20 anos, as relações entre África e Brasil ainda eram vistas como simples sistema de trocas, impulsionado pelo comércio colonial e pela demanda escravista. Obviamente, no decorrer do século 20, já havia surgido vozes que procuravam um novo caminho interpretativo, porém de modo bastante isolado.

Pouco a pouco, graças a um grupo de pesquisadores inspirados e dedicados, essa visão mecânica da história deu espaço a uma nova interpretação. Nesse novo contexto, foi construída a ideia de um “Mundo Atlântico”, completamente interligado, inter-relacionado, interdependente, no qual não cabe tratar de “causas e efeitos”, mas de contínua construção e transformação. Esses estudos, ainda que trazendo a longa tradição da história econômica, passaram a dar ênfase às questões socioculturais. Um dos efeitos dessa movimentação foi a crítica às interpretações tradicionais sobre a África e suas culturas.

Renato Araújo Silva compõe esse esforço e, desde o final dos anos de 1990, dedica-se aos estudos da arte africana.

Serviço:

Arte Africana: Uma Introdução

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: 18 a 20 de novembro de 2019

Horário: 18h às 22h

Inscrições: Gratuitas. Devem ser realizadas pelo site www.africa.art.br até 16 de novembro

Contato: (61) 3206-6456

Duração: 4 horas por aula – ao todo, 12 horas

Classificação: Livre

Vagas: 200 pessoas

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Patrocínio: CAIXA Econômica Federal e Governo Federal

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília