Gratuito

Caixa Cultural apresenta exposição “Fernando Lopes – 50 anos de desenho”

As Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília recebem, de 15 de outubro a 15 de dezembro, a exposição Fernando Lopes – 50 anos de desenho. São mais de 250 ilustrações do artista, que fazem parte do cotidiano do brasiliense há pelo menos três décadas. Fernando Lopes tem traço inconfundível – que tem no surrealismo, no expressionismo e no cubismo suas principais inspirações – e circulou nas páginas dos principais jornais da cidade, o que faz das ilustrações de Fernando parte da memória visual e afetiva de Brasília.

Mais do que a frequência de publicação, é o poder de comunicação de suas ilustrações que causa impacto em quem as vê. De maneira sintética, elas abordam assuntos diversos, de temas prosaicos até questões complexas, sempre de forma sensível e intrigante. E tem sido assim desde a primeira exposição de Fernando Lopes, quando o artista carioca, hoje com 62 anos, ainda era adolescente. “Sua arte configura uma mistura de assombro e curiosidade” afirmou o chileno Rolando Toro, criador da biodança, em 1973, ao apresentar a primeira mostra individual do artista, na época vivendo com a família em Santiago do Chile, onde passou a juventude.

Na exposição, o percurso que acompanha a evolução de seu traço e um amplo panorama de sua obra pode ser conferido nas ilustrações originais do artista, coloridas e em preto e branco, feitas nas técnicas guache, nanquim, aquarela, aerógrafo e lápis de cor. Muitos desses trabalhos foram publicados – em versão finalizada, geralmente depois de tratamento digital – nos jornais Correio Braziliense, no qual Fernando trabalhou entre 1997 e 2016 (e que ainda republica suas criações), e Jornal de Brasília, onde atuou entre 1989 e 1992.

Quem visitar a exposição, que conta com curadoria de Oto Reifschneider, encontrará ilustrações feitas por Fernando desde a adolescência até os dias de hoje. São estudos, capas de livros, originais para selos dos Correios e bilhetes de loteria, desenhos anatômicos e técnicos elaborados para o Hospital Sarah Kubitschek, dentre muitas outras peças para diversas instituições e periódicos.

A programação conta ainda com oficinas gratuitas ministradas pelo artista e o lançamento do catálogo da exposição.

SERVIÇO

[EXPOSIÇÃO] Fernando Lopes – 50 anos de desenho

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Data: 15 de outubro a 15 de dezembro de 2019

Horários: das 9h às 21h, de terça a domingo

Classificação indicativa livre para todos os públicos

Entrada Franca

Informações gerais | CAIXA Cultural Brasília:

(61) 3206-6456

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.