Kids

Brinquedoteca online é opção para o Dia das Crianças

Como quase tudo neste ano, o Dia das Crianças também deve ser diferente. Mas, isso não significa que será menos divertido. Professores e estudantes de pedagogia e psicologia da Estácio preparam uma programação especial para a data. E o melhor: tudo online e gratuito!

Na quarta-feira (14), tem cantigas de roda, das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília). Já na quinta-feira (15), são várias atividades para agradar crianças de todas as idades: show de mágica, gincana e caça ao tesouro. Todas acontecem das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília) e pela plataforma Teams.

As atividades acontecem na brinquedoteca online. O projeto da brinquedoteca foi todo adaptado para ser realizado de forma online, devido à pandemia. A ideia do projeto é estimular as crianças a brincarem. Não é aula, não é mais uma atividade. É brincar mesmo! 

A brinquedoteca acontece regularmente, de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília), por meio da Plataforma Teams. A iniciativa é gratuita e aberta para toda a comunidade. Crianças de dois a 11 anos podem participar.

Idealizadora do projeto de extensão, a coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio, Maísa Colombo Lima explica que o brincar é fundamental na vida das crianças. Por isso, elas precisam de atividades que as incentive a falar sobre sentimentos, a desenvolverem o sistema cognitivo.

“O brincar é tudo para uma criança e a interação social é importantíssima para elas, principalmente na faixa etária de cinco a seis anos. Elas precisam muito do grupo. Hoje, ainda não sabemos todos os impactos do isolamento na vida das crianças, mas eles com certeza virão. A falta de contato traz consequências, como um pouco de melancolia, tristeza. Por isso, usamos a tecnologia para alcançar essas crianças, entrar na casa delas e brincar”, explica a pedagoga.

Com os pais esgotados e bastante atarefados, é normal a criatividade para desenvolver atividades com as crianças acabar. “É para aliviar essa sobrecarga que a Estácio pensou nisso. O brincar não é brincadeira, é coisa séria. Devemos incentivar a criança a brincar, desenvolver o emocional, o criar, o investigar. A criança precisa disso, pois todos estamos vivendo um momento muito atípico”, reforça Maísa.

Para participar da brinquedoteca, a professora explica que basta o responsável pela criança preencher um questionário e, depois, entrar na sala virtual. As atividades são conduzidas pelos acadêmicos que, sob a supervisão dos docentes, direcionam as brincadeiras conforme a faixa etária das crianças, por isso é importante preencher o questionário. Todo dia tem atividade diferente:

“Começamos com música, as crianças se apresentam e aí partimos para as brincadeiras. Um dia tem oficina de sentimentos, no outro, contação de história. Depende do que a criança quer fazer também”, reforça a professora.

SERVIÇO:

Brinquedoteca especial Dia das Crianças

Dia 14/10 – professora Rafaela – Cantigas de Roda das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília).

Dia 15/10 – Show de Mágica/Gincana/Caça ao Tesouro das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília).

Como participar? Entrar no Teams: http://abre.ai/bBx8 

A brinquedoteca funciona de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 18h30 (Horário de Brasília).

Informações sobre o funcionamento estão disponíveis no perfil do Instagram @brinquedoteca.estaciotvmorena (https://www.instagram.com/brinquedoteca.estaciotvmorena/

Antes é necessário preencher o formulário: http://abre.ai/bBx7 

Depois, é só entrar no link abaixo, no horário de funcionamento da brinquedoteca:

http://abre.ai/bBx8

Related posts
Kids

Aloha Festas estreia no Natal FUNNtástico com sua brinquedoteca Faz de Conta

Kids

Peça "Os Pequenos Mundos" terá sessões gratuitas

KidsTeatro

Espetáculo "Os Pequenos Mundos" continua em cartaz no CCBB

Kids

Boulevard Shopping Brasília lança concurso para crianças que sonham em ser influencers