b-boy do Recanto das Emas desembarca em São Paulo para participação em programa de TV

Foto: Flavie Thellier
Foto: Flavie Thellier Foto: Flavie Thellier

b-boy Samuka desembarcou no Aeroporto de Guarulhos para uma semana de gravações. Ao que tudo indica, é um dos convidados para participação especial em programa de TV.

A participação do b-boy Samuka no palco do “América’s Got Talent”, programa da emissora NBC – EUA, gerou comoção no último mês, fazendo do artista brasileiro um dos nomes mais buscados pela internet. Com a viralização de seu número por meio de centenas de milhares de compartilhamentos, ele passou a ser personagem de diferentes reportagens veiculadas na TV, na internet e em espaços tradicionais, como rádios e jornais – uma verdadeira paixão nacional!

Em Brasília, Samuka também participou de ações sociais e políticas. Sentou-se à mesa com o Secretário de Cultura Cláudio Abrantes para debater melhores oportunidades para o breaking, participou de vídeo institucional do Ministério da Cultura e visitou a Abrace, local que o assistiu no período de adaptação após a cirurgia para livrá-lo de um câncer. Na ocasião da visita, foi convidado a ser Embaixador da instituição.

Já em Calais, na França, voltou a trabalhar com a Companhia Hervé Koubi em shows e apresentações de dança contemporânea, além de ensaiar a nova coreografia que levará à próxima edição do “Got Talent”. Diferentes marcas de calçados e roupas tornaram-se parceiras do profissional, que retorna ao Brasil repentinamente nesta semana, numa viagem ainda cheia de mistérios.

Samuka chegou em território brasileiro nesta segunda à noite, desembarcando no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde seu assessor, Josuel Junior, e uma equipe local o aguardavam. A agenda prevê gravações numa emissora de televisão na capital paulistana. Ao que tudo indica, o b-boy ficará na cidade até o fim da semana.

Samuel Henrique é inspiração pura. O dançarino que saía da escola ansioso para treinar passos de break dance na adolescência deixou claro desde muito cedo que seu destino era os palcos, as batalhas e as rodas com parceiras e parceiros de diferentes quebradas. Os desafios não foram poucos. Após perdas familiares no fim da infância,  o dançarino recebeu, aos 10 anos, o diagnóstico de Osteossarcoma, câncer ósseo, em uma das pernas. Ele iniciou o tratamento no Hospital de Apoio e no Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Em seguida, foi encaminhado para a Abrace. A doença culminou na amputação do membro. Poderia ser um impedimento para o futuro? Sim, mas com muita sobriedade e garra ele começou a ter aulas de dança, conquistando a confiança em si mesmo e nos mestres, tomando pra si uma nova realidade, que transita entre a arte da dança e o esporte. Agora, em 2024, Samuka foi convidado a ser Embaixador da Abrace.

Ao longo dos anos, as experiências de Samuka, seja com o DF Zulu BreakersILL Abilities e a Companhia Hervé Koubi , foram aumentando e isso fez com que hoje o profissional tenha um currículo invejável. Pensa que acabou? Ele participou do Undisputed, numa ação Japão/Brasil, do Outbreak, na Eslováquia, do Notorious IBE, na Holanda, Lille World Battle, na França, Dpc Jam, na Suíça, World Bboy Classic, também na Holanda, Freestyle Session, nos Estados Unidos e Radikal Forze Jam, em Singapura.