Peças de diferentes linguagens fazem parte da programação gratuita ao público da Cidade Estrutural
Com uma programação intensa e variada, o Festival Cena na Quebrada democratiza o acesso à cultura, privilegiando grupos que possuam narrativas que dialoguem com os temas centrais da periferia por meio de estímulo à participação da população em eventos culturais na cidade, com entrada gratuita para todos os seis dias de realização.
O evento celebra a arte cênica do Distrito Federal, promovendo e valorizando o teatro produzido nas periferias. Para a programação, foram selecionados trabalhos artísticos de grupos locais. Serão promovidos debates e oficinas para fortalecer a relação entre público e artistas, valorizando as histórias e culturas das comunidades e contribuindo para um diálogo mais plural e inclusivo na cadeia da produção artística local.
CONFIRA A AGENDA DE ESPETÁCULOS EM ORDEM DE APRESENTAÇÃO:
CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO CERRADINHO – CIA. FÁBULA
30/05 (Terça-feira) na Escola Classe 01 da Estrutural às 09h – Livre – 45 min
A Fábula Cia Teatral traz às crianças o universo das artes e da cultura de forma lúdica e divertida, abordando temas relevantes a serem trabalhados na infância. O espetáculo trabalha importantes temas para o conhecimento e preservação do segundo maior bioma da América Latina: o Cerrado, expondo situações com personagens engraçados e músicas autorais. No enredo, Chapeuzinho Vermelho recebe uma tarefa escolar: fazer uma redação sobre o bioma Cerrado. Empenhada em descobrir um pouco mais sobre o assunto, a garotinha curiosa vai em busca de ajuda e, direcionada por sua mãe, dona Abigail, busca a ajuda da vovó Marlene, que mora do outro lado do cerrado.
A FLOR DO SERTÃO – CIA. CIDADE DOS BONECOS
30/05 (Terça-feira) na Escola Classe 01 da Estrutural às 14h – Livre – 50 minutos
Fundada no ano de 2001, desde então produziu cinco espetáculos a partir de pesquisas nas linguagens do Teatro de Bonecos, Sombras e Contação de Histórias, desenvolvendo a sua própria dramaturgia e técnicas de manipulação e construção de bonecos. A peça, ambientada no sertão nordestino e inspirada no “Mito de Perséfone”, conta a jornada de Chumbinho, aspirante ao bando de Lampião, para salvar sua amada Flor das garras de Coronel Hardes Ardente da Brasa Quente. O corajoso rapaz conhece diferentes personificações da cultura brasileira dentre eles o Homem da meia noite, Bumba meu boi e Capitão Virgulino, personagens presentes na trama que conduzem o improvável herói pelo caminho da bravura, resistência e do amor.
AFETO – GRUPO EMBARAÇA
02/06 (Sexta-feira) no Centro Cultural CREAS às 21h – 12 anos – 50 minutos
O coletivo surgiu em 2012, em um contexto onde a presença de atrizes e atores negros na cena local era escasso. Desde então, a companhia movimenta a cena brasiliense com seu trabalho de pesquisa e criação em que busca incorporar, amplificar e mergulhar nas histórias de uma coletividade atravessada pelo racismo. “Afeto” busca resgatar, através da poesia da cena, a subjetividade e humanidade destas mulheres que são tão violadas cotidianamente, fazendo com que o público tenha empatia com as histórias postas em cena e se debrucem neste espaço de reunião, debate e cura que o teatro promove.
{ENTRE} CRAVOS & LÍRIOS – BRS.A. COLETIVO DE ARTISTAS
03/06 (Sábado) no Centro Cultural CREAS às 20h – 12 anos – 75 minutos
{Entre} Cravos & Lírios é um espetáculo do BRs.a. Coletivo de artistas, grupo brasiliense que vem desenvolvendo seus trabalhos desde 2009, através do processo colaborativo. O espetáculo foi livremente inspirado nas obras “Meu primeiro amor”, de Samuel Beckett, “O Capote”, de Nicolai V. Gogol e na frase “ser ou não ser, eis a questão?”, De William Shakespeare, que neste trabalho assume outra perspectiva: “ser ou ter, eis a questão?”. Em cena, uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério seu lar, movido pelo desejo de nunca estar longe do túmulo daquela que já foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.
CADÊ?!! – CHAMADOS LÚDICOS
04/06 (Domingo) na Praça Central da Cidade Estrutural às 17h – 14 anos – 40 minutos
Chamados Lúdicos é um grupo de teatro e circo há 4 anos no Distrito Federal. Fundada em 2019, o grupo busca uma vivência artística para jovens das regiões administrativas com o intuito de possibilitar que mais pessoas possam ter acesso a diversos campos artísticos e também se apresentar em espaços culturais do DF. Na obra, um questionamento: Onde andam os palhaços na pandemia? Como estão os artistas de rua? Cadê?! O espetáculo “Cadê?” é uma adaptação cênica criada durante a pandemia, que vai se ressignificando por onde passa para celebrar o reencontro de dois palhaços: Maknario e Maravilha, que prometem um dos seus melhores shows de palhaçaria pirofágica e acrobática. Internacionalmente desconhecidos… E até mesmo nacionalmente…
Os espetáculos contarão com bate papo entre artistas e público ao final das sessões.
FESTIVAL CENA NA QUEBRADA – https://www.sympla.com.br/evento/entre-cravos-e-lirios-cena-na-quebrada-festival-de-teatro/1983038
FICHA TÉCNICA: Diretor de Produção: Wanderson de Sousa / Produtor: Lucas Isaksson / Direção Artística: Bia Oligar / Assistente de produção: Analu Rangel / Assessoria de Imprensa: Josuel Junior / Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
O Teatro Goldoni fechou as portas em 2021. O prédio em que estava situado foi…
A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa…
O namoro foi assumido oficialmente em junho de 2023
Com cardápios especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, o restaurante aposta na…
Os foliões irão curtir a festa até 03 da manhã no Expocenter, no Parque da…
O projeto “Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar - 2ª edição”…