Idealizada pelos cineastas Paola Veiga e Rodrigo Peres, mostra será lançada no próximo domingo com exibição do curta “Enquanto Estamos Juntos”, de Kleber Macedo.
“Chanchada” é um gênero cinematográfico genuinamente brasileiro, de comédia musical com humor popular, que adaptou o burlesco para a nossa linguagem. Comuns no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960, as chanchadas revelaram astros como Oscarito e Grande Otelo. Chanchada também é o nome da nova mostra de cinema de Brasília, que será lançada no próximo domingo (19), às 16h, no Espaço multicultural Casa dos Quatro.
Uma sessão pipoca, com a exibição do curta-metragem “Enquanto Estamos Juntos”, de Kleber Macedo, marcará o lançamento deste domingo, em que será lançado o edital da Mostra. Os realizadores poderão fazer a inscrição de seus filmes, com exibição prevista para o primeiro semestre de 2022.
A mostra não tem caráter eliminatório. No dia da exibição, os realizadores participam de uma roda de conversa com mediador e o público. A ideia é dar visibilidade a filmes que não foram exibidos em festivais.
Após a sessão, uma roda de conversa mediada pela produtora e curadora Thay Limeira entre público e Rebeca Reis, atriz do filme.
O evento também contará com a exposição fotográfica Paisagens Internas, de Clara Molina; e de comidinhas da Netas de Marieta, de Elena Bravo. Além de música e bebidas para esquentar a tarde de domingo.
O ingresso para a sessão do filme está a venda no Sympla através do link bit.ly/SymplaChanchada no valor de R$10, mais um quilo de alimento. O acesso à exposição e demais atividades são gratuitos.
A Chanchada
Chanchada é uma marca de camisetas que tem como foco o cinema e cenário audiovisual brasileiro. A marca nasceu em Brasília e também foi idealizada por Paola e Rodrigo.
Agora, a Chanchada dá um passo a mais com a Mostra Cine Chanchada. Para além de camisetas, a marca inaugura uma nova vertente, a edição da Mostra.
Enquanto Estamos Juntos
O média-metragem tem 30 minutos de duração. Foi lançado em 2020, com direção de Kleber Macedo e roteiro de Bernardo Felinto e Isabelle Borges. O enredo sobre relacionamentos conta a história de um casal, interpretado pela dupla Bernardo Felinto e Rebeca Reis, e conquistou uma série de prêmios internacionais, dentre os quais o de melhor drama no Paris Play Film Festival e o de melhor direção no Vesuvius International Film Festival, na Itália.
Ficha Técnica
Direção, Direção de fotografia e Montagem: Kleber Macedo
Produção: Sandra Bonates
Roteiro: Bernardo Felinto e Isabelle Borges
Elenco: Bernardo Felinto, Rebeca Reis, Roberta Rangel, João Gott
Assistente de produção: Luciana Horn
Assistente de direção: Rafael Atuchi
Assistente de câmera: Rafael Roriz
Som direto: Everton Soares
Fotografia Still: Alessandro Dias
Arte gráfica: Adriano Goulart
Maquiagem e Trailer: Sarah Belfort
Produção Executiva: Kleber Macedo, Bernardo Felinto e Rebeca Reis
Apoio: Balcony 412, Espaço da Lenda e Vânia Ladeira