EspecialGastronomia

4ª edição do Eixão Agro traz produtos do campo para a cidade

O Eixão recebe a quarta edição do Eixão Agro, segunda realizada este ano, no domingo, 6 de outubro, das 8h às 16h, na altura das quadras 208/209 Norte. O evento reúne produtores locais do setor agropecuário do Distrito Federal, levando para o coração do Plano Piloto a mercadoria produzida na unidade federativa, ligando diretamente o produtor do campo ao consumidor da zona urbana da capital.

O evento é realizado anualmente, desde 2017, com o objetivo de unir prazer e regionalidade, estreitando a relação entre comida e cultura e prezando pela escolha dos alimentos mais saudáveis, pela qualidade e pela consciência do ato de consumir o produto agrícola. O Eixão Agro é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) em parceria com instituições agrícolas (Seagri, SFA/DF, Emater-DF, Senar, Ceasa-DF e Conab) e apoios do Sebrae, parceiro em todas as edições, além do BRB, Campo,  Coca Cola e Rede Globo.

A quarta edição reúne produtores de orgânicos e hortifrutis tradicionais, do agronegócio, alimentos prontos e bebidas, além de tenda de plantas e flores, artesanato e turismo rural organizados em 11 tendas, com uma média de 80 expositores. Sucessos da produção local, como uma grande variedade de frutas e leguminosas, produção orgânica, cogumelos, pimentas, ovos, plantas e flores, além de cafés e processados, como geleias, estarão disponíveis para venda.

A Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal (SFA-DF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da estará presente no Eixão Agro em estande com informações, material explicativo sobre as ações dos órgãos e uma quitanda com cases de sucesso do setor agro local, comercializando produtos como licores, biscoitos, queijos e geleias, além de artesanatos como tapetes e artigos de decoração.

A culinária regional também é um destaque no evento. Entre os quitutes apresentados na tenda Delícias do Cerrado com lanches feitos a partir de receitas especiais, sempre com insumos do cerrado: a Costelinha e alcatra suína defumada com chutney de cajuzinho do cerrado com batatas assadas; Penne ao pesto de Baru e manjericão; Escondidinho de carne de sol; Chica doida (pamonha assada com linguiça); Risoto de frango com pequi.

“O que desejamos com essa iniciativa, que já levou mais de 15 mil  pessoas ao Eixão,  é estimular a economia local e a agricultura familiar, além de disseminar conhecimentos sobre economia agrícola. Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final, mostrando para o público da cidade quanto o Distrito Federal possui de riqueza, diversidade e qualidade no seu setor agrícola”, explica Fernando Ribeiro, presidente da Fape-DF.

O Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur) volta ao Eixão Agro. Além de informativos, a tenda também celebra o portal Guia Brasília Rural, que agrega todos esses roteiros do estado em um único endereço eletrônico, através do http://www.guiabrasiliarural.com.br.

Haverá ainda a tenda Agro no DF, coordenada pela Seagri, Senar, Fape, Ceasa, Conab e Campo, com equipes especializadas para fornecer informações sobre agricultura,  com distribuição de mudas, aquários e vários produtos do campo em exposição, como sementes do Cerrado.

SERVIÇO

Eixão Agro

Quando: 6 de outubro, das 8h às 16h

Onde: Eixão Norte, na altura das quadras 208/209 Norte

Entrada franca

O Eixão Agro é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) em parceria com instituições agrícolas (Seagri, SFA/DF, Emater-DF, Senar, Ceasa-DF e Conab) e apoios do Sebrae, parceiro em todas as edições, além do BRB, Campo,  Coca Cola e Rede Globo.

Related posts
Gastronomia

Sorvete Lowkos, com zero adição de açúcar, chega em Brasília

GastronomiaMúsica

Bosque Park Experience promove música ao vivo durante toda semana

Gastronomia

Fortunata prorroga sua participação na Brasília Restaurant Week

Gastronomia

Em Brasília, Fazenda Churrascada oferece experiência gastronômica completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.