Causas

3ª edição do Eixão Agro destaca produção rural do DF

O Eixão Norte recebe a terceira edição do Eixão Agro, no domingo, 30 de junho, das 8h às 16h, na altura das quadras 208/209. O evento realizado anualmente desde 2017 leva representantes e produtos agrícolas do campo diretamente para dentro da zona urbana da capital, com o objetivo de unir prazer e regionalidade, estreitando a relação entre comida e cultura e prezando pela escolha dos alimentos mais saudáveis, pela qualidade e pela consciência do ato de consumir o produto agrícola.

O evento, concebido para criar uma ponte entre os produtos e produtores do campo e o consumidor, é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) em parceria com instituições agrícolas e apoios do Sebrae, do Sicoob, da Campo e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).  

A terceira edição reúne produtores de orgânicos e hortifrutis tradicionais, cafés, alimentos prontos e bebidas, além de tenda de floricultura, artesanato e turismo rural organizados em 11 estandes. Estarão presentes também representantes de cases de sucesso entre a produção de frutas e leguminosas do estado. Entre os produtores confirmados, a Fazenda do B Hotel, com sua produção local; os cogumelos Cogu, um dos expoentes da fungicultura no DF; a produção orgânica da Agroplant, como pimentas, legumes e tomates; as geleias e frutas desidratadas da Desifrut.

Um dos destaques do evento, a Tenda do Café, com o lema “Do pé ao paladar” e que esteve presente na edição anterior, retorna em 2019 com sete marcas e diversos tipos do grão produzidos no Distrito Federal. As marcas Anero, AHA, Arbor, Mercado do Café, Together, Zancanaro e Café Minelis marcam presença no estande, onde todo o processo será demonstrado, desde o cultivo até a bebida pronta. Haverá também três baristas para explicar e apresentar os preparos especiais de café e degustação livre para o público, sem horário pré-determinado.

A culinária brasileira também é um destaque no evento. Além das degustações, a tenda de gastronomia apresenta salgados, doces, tapiocas e os famosos pão com linguiça e bolinho de bacalhau do engenheiro e zootecnista Leo Hamu.  O produtor, que já esteve à frente do Restaurante Lagash, um dos clássicos endereços árabes da capital, e hoje comanda sua própria marca, também levará embutidos e produtos para a venda, além dos preparos na hora.

“Nosso objetivo principal continua sendo estimular a economia local e a agricultura familiar, além de divulgar a economia agrícola. Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final, mostrando para o público em geral o quanto é rica e diversa a cultura agrícola do nosso estado”, explica o presidente da Fape-DF, Joe Valle. 

Em um projeto de realidade virtual, o estande da Campo Análises Agrícolas Ambientais convida os visitantes a um passeio pelos laboratórios da empresa através de aparelhos de visão acoplados aos olhos. Através dos “óculos” de realidade virtual, o espectador pode ter uma experiência tecnológica guiada por todas as instalações e conhecer mais sobre o desenvolvimento de dados e tecnologias para o setor agrícola.

No estande de empresas representantes do turismo rural no Distrito Federal, o visitante pode se informar sobre rotas e atrações turísticas, atividades no campo como pesque-e-pague e trilhas. Além de informativos, a tenda também celebra o lançamento do portal Guia Brasília Rural, que agrega todos esses roteiros do estado em um único endereço eletrônico, através do http://www.guiabrasiliarural.com.br. Na tenda do SENAR-DF, equipes especializadas se revezam em turnos para ministrar oficinas de hortas e recompostagem, um processo de transformação de matéria orgânica encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). 

Eixão Agro

Quando: 30 de junho, das 8h às 16h

Onde: Eixão Norte, na altura das quadras 208/209 Norte

Realização: Fape-DF em parceria com as instituições agrícolas

Apoio: Senar, Sebrae-DF, Sicoob, Sescoop, BRB Card  e Campo

Entrada franca

Related posts
CausasCinemaGratuito

Documentário sobre movimento LGBTQIA+ na ditadura estreia no Cine Brasília

Causas

Novembro Azul: homens vão seis vezes a menos ao médico do que as mulheres

Causas

Brasil Center Shopping promove feira de adoção pet neste sábado

Causas

Escritora brasiliense doa livros para voluntárias da rede feminina de combate ao câncer no DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *