No dia 08 de dezembro acontecerá a 1° Ciranda das Flores, no Galpão Garagem do Complexo Cultural de Samambaia, realizado pelo coletivo Sempre-Viva. No evento, mais de 20 estandes farão parte da feira circular; além disso, no centro da feira, oficinas, apresentações e palestras voltadas para a comunidade da região estão na programação.
Com o objetivo de unir e compartilhar os saberes das mulheres de Samambaia, oficinas de arranjos florais, roda de capoeira, oficina de Shantalla (massagem para bebês), dança circular e o plantio de flores no Complexo Cultural, entre outras atividades, serão oferecidas no evento. “São muitas as mulheres que empreendem de forma informal na região, unir elas em um evento onde são protagonistas do início ao fim é de uma representatividade gradativa”, diz Tássia Aguiar, uma das organizadoras do evento e integrante do coletivo.
O coletivo Sempre-Viva é composto por mulheres empreendedoras da região de Samambaia que, assim como a flor de mesmo nome (Sempre-Viva), trazem a diversidade de experiências nas áreas que atuam, além de conversas sobre economia criativa e o universo feminino. Dessa forma, a Ciranda das Flores acontece para fomentar o coletivo e se aproximar da população. “[A população] poderá vivenciar, prestigiar e trocar experiências com esse novo universo que será criado na cidade”, conta Aguiar.
Junto ao coletivo, a Universidade Católica de Brasília atua com o projeto “Inovação social e economia da cultura”. Com a participação de alunos e docentes, a UCB apoia as ações do Sempre-Viva com encontros, oficinas e ações, como a Ciranda das Flores.
A entrada e todas as atividades são gratuitas. Durante o evento, galinhada e opção vegana compõem o almoço, que será vendido.
SERVIÇO1º Ciranda das Flores
Data: 08/12/2019
Horário: 09h às 18h
Local: Galpão Garagem do Complexo Cultural de Samambaia, Centro Urbano – Samambaia Sul, Brasília – DF.
Entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO
09h às 10h
Oficina de arranjos florais, com Mara Botero
10h15 às 11h15
Ciranda da partilha, com Lia Mara
11h15 às 12h15
Oficina de autocuidado, com Jesa Lima
14h às 15h
Partilha sobre violência da mulher, com Cida Santos
15h às 16h
Oficina de Shantalla, com Eli Gadelha
16h às 17h
Roda de capoeira com Grupo NZINGA
17h às 17h30
Plantio Ciranda das Flores, com Florence Dravet
17h30 às 18h
Dança Circular, com Eli Gadelha